m
Popular Posts
Follow Us

O Sindustriário representado pelo seu Presidente e Diretor Social Geovane Figueredo  juntamente com a Secretaria Municipal de politicas para as mulheres representado pela sua Secretária Neinha Bastos e Assistente Social Luize, promove palestra sobre violência contra as mulheres, para conscientização e prevenção de abusos, o sindustriário promovendo ações sociais nas fábricas.

O Sindustriario, representado pelo seu Presidente Geovane Figueredo participou ontem (03/06/2025) e participa nesta quarta-feira (04/06/2025)  da 13° Conferência de Saúde. Tema: Saúde Única e de Qualidade. Uma conferencia voltada paras politicas públicas de saúde do trabalhador. Sindicalismo cidadão é o nosso lema.

O Presidente do Sindustriario esteve presente na partida de futebol do time da Espumil, na arena Bambuí, o time da Espumil ganhou de 5×1 lembrando que todo equipamento esportivo do time é patrocinado pelo Sindicato, o Sindustriario incentivando o lazer nas fabricas.

Desde o início de 2025, é possível encontrar uma vaga no sistema nacional de emprego por meio da Carteira de Trabalho Digital.

A Joslaine Alves Pereira perdeu o emprego há dois meses e está se desdobrando para voltar ao mercado de trabalho:

“Estou procurando bastante. Conciliar escola, criança. Um vai, o outro está chegando… É complicado”, afirma.

O que ela não sabia é que a procura pode ser mais fácil com a Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo oferece uma opção para quem quer se candidatar a uma vaga sem sair de casa. É só baixar a Carteira de Trabalho Digital na loja de aplicativos; fazer o acesso por meio do portal gov.br. Depois, ir à aba “Emprego” e preencher até seis opções de áreas de trabalho que está procurando.

“Essas áreas de interesse, e aí a gente passa por inteligência artificial a verificar naquela localização geográfica dele as possibilidades de vagas quando as empresas cadastram no Sine ou quando nós, que estamos fazendo busca direta nas empresas, descobrimos aquela vaga de emprego”, explica Magno Lavigne, secretário de qualificação, emprego e renda do Ministério do Trabalho.

É preciso ficar atento ao preencher os dados pessoais e os objetivos profissionais. É a partir disso que a plataforma vai mostrar as vagas compatíveis com cada perfil e avisar o candidato toda vez que aparecer uma oferta de emprego na região onde mora. Por isso, tem que manter o cadastro atualizado, principalmente o e-mail.

“Ela se candidata àquela vaga que ela teve interesse, no mesmo momento, ela recebeu um e-mail com as orientações para poder agendar entrevista. Então, geralmente, vem escrito: ‘Olha, entrar em contato com a empresa tal pelo telefone tal’. O importante é que assim que chegar a carta de encaminhamento no e-mail, o candidato já faz o contato imediato com o empregador”, afirma Rebeca Pontela Pertence, diretora dos Sines Municipais de BH.

Passo a passo que a Luana dos Santos Alves aprendeu rapidinho. Ela foi ao Sine de Belo Horizonte e lá mesmo a atendente orientou sobre como usar o aplicativo. Em poucos minutos, já saiu com uma carta de encaminhamento para entrevista.

“Foi muito fácil. Não teve dificuldade nenhuma. Estou animada agora. Vamos ver se vai dar certinho”, diz Luana.

Hoje, 115 mil vagas estão disponíveis pelo Sine em todo o país. Na família da Ludmilla Marcelle da Silva, o aplicativo já ajudou o marido e a irmã dela a conseguirem uma nova oportunidade.

“Só de não precisar sair, ficar batendo de porta em porta, ali você já é direcionada pelas vagas e você mesmo tem a opção de estar escolhendo o que mais vai te atender no momento”, diz Ludmilla.

O governo federal lançou na quarta-feira o novo modelo do crédito consignado para trabalhadores do setor privado, com a assinatura da medida provisória (MP) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento no Palácio do Planalto. Os detalhes do projeto já foram divulgados.

A linha de crédito é destinada a todos os empregados com carteira assinada, um universo de 47 milhões de pessoas, além de microempreendedores individuais (MEI). O novo modelo entrará em operação a partir de 21 de março, mas só para novos contratos. A operação será realizada por etapas.

No dia 21 deste mês, só estarão disponíveis novos empréstimos pela modalidade. Para quem já tem consignado ativo, será possível fazer a migração para o novo modelo a partir de 25 de abril dentro da mesma instituição financeira. Já a portabilidade entre os bancos ocorrerá a partir do da 6 de junho.

Redução de taxas

Com o aprimoramento estrutural da modalidade do novo modelo, há expectativa ainda de uma redução adicional das taxas cobradas no consignado, com maior aproximação com o que é cobrado no consignado do setor público (23,8% ao ano, em médio). Outra previsão é de aumento do prazo de empréstimo.

O empréstimo consignado permite o desconto das mensalidades diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência para os bancos e permite uma taxa de juros mais baixa. O problema, porém, é que, no modelo atual, poucos trabalhadores com carteira assinada têm acesso à modalidade.

Isso porque depende de um convênio bilateral entre os bancos e os empregadores, o que limita o alcance aos funcionários de grandes empresas. Ainda assim, há pouco apetite das instituições financeiras pela linha devido aos riscos de não pagamento, como no momento de demissão.

Veja perguntas e respostas sobre o novo consignado:

Como vai funcionar?

Por meio do app da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), o trabalhador tem a opção de requerer a proposta de crédito. Para isso, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), autoriza as instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho a acessar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

Quanto tempo para receber as ofertas?

A partir da autorização de uso dos dados, o trabalhador recebe as ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal eletrônico do banco.

Como será feita o desconto nas parcelas?

As parcelas do empréstimo serão descontadas na folha do trabalhador mensalmente, por meio do eSocial, observada a margem consignável de 35% do salário. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento. A partir de 25 de abril, o trabalhador também poderá fazer contratações pelos canais eletrônicos dos bancos.

Quem tem direito?

O trabalhador com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além de MEIs.

Quando o crédito estará disponível?

A partir de 21 de março de 2025.

Se eu já tiver um consignado, posso migrar?

Os trabalhadores que já tem empréstimos com desconto em folha podem migrar o contrato existente para o novo modelo a partir de 25 de abril deste ano.

Em caso de demissão, como ficam as parcelas devidas?

No caso de desligamento, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal.

O que pode ser dado como garantia de pagamento do empréstimo?

O trabalhador pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.

O processo é só pela carteira digital ou posso ir aos bancos?

Inicialmente, somente na CTPS Digital. A partir de 25 de abril, o trabalhador poderá também iniciar contratações pelos canais eletrônicos dos bancos. Pela CTPS Digital, o trabalhador tem a possibilidade de receber propostas de todos os bancos interessados, o que permite comparação e a escolha mais vantajosa.

As operações serão só por bancos habilitados?

Sim. A estimativa é que mais de 80 instituições financeiras estejam habilitadas. O início da habilitação se dará a partir da publicação da Medida Provisória.

Os bancos terão acesso a todos os dados do trabalhador?

Apenas os dados necessários para que as instituições façam propostas de crédito: nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.

Será automática a migração do crédito direto ao consumidor (CDC) para o crédito do trabalhador?

O trabalhador que tiver CDC deve procurar uma instituição financeira habilitada, caso queira fazer a migração para o Crédito Trabalhador.

Depois de realizar o crédito do trabalhador, o trabalhador pode fazer a portabilidade para um banco com taxas melhores?

Sim. A portabilidade estará disponível a partir de junho de 2025.

O crédito do trabalhador substitui o saque-aniversário do FGTS?